27.08.18

Carcereri entrega mais uma obra de grande porte em 2018.

A obra do Gabião do Cajuru foi concluída em julho pela Carcereri, em parceria com a Maccaferri do Brasil.

A Carcereri concluiu mais uma obra de sucesso e dentro do prazo em julho deste ano, executada com auxílio técnico da Maccaferri do Brasil.

O Saneamento Básico é o conjunto de quatro engenharias responsáveis pela saúde pública. São elas: sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, gestão dos resíduos sólidos e drenagem de água da chuva. O gabião é uma técnica utilizada na engenharia de drenagens de águas pluviais.

Situada na rua Natal esquina com a Raimundo Nina Rodrigues, no Cajuru, a obra do Gabião teve início em dezembro de 2017.

O Gabião é um muro de arrimo, que forma uma estrutura flexível de contenção à gravidade. Estruturas de contenção são obras que oferecem estabilidade contra a ruptura de maciços de terra ou rocha.

Elas evitam escorregamentos, desabamentos, rastejos e outros fenômenos causados pelo peso próprio ou carregamentos externos, como a construção de edificações, aterramentos, aumento da poro-pressão causado por chuvas fortes, entre outros.

Os gabiões oferecem muitas vantagens na construção de estruturas de contenção, tanto técnicas quanto econômicas. Suas caraterísticas não existem em outras soluções de problemas geotécnicos, hidráulicos e de controle de erosão.

As principais vantagens dos gabiões são:

FLEXIBILIDADE

A estrutura flexível permite que o muro sofra recalques diferenciais, sem que o talude perca estabilidade.

PERMEABILIDADE

Os espaços vazios deixados pela acomodação das pedras permitem que a água do talude escoe pelo muro, fazendo a drenagem necessária para que não tenha aumento da poro-pressão.

BAIXO IMPACTO AMBIENTAL

A matéria-prima utilizada no preenchimento do gabião é natural, e permite o crescimento de vegetação entre as pedras. A execução da obra é fácil e permite uma multifuncionalidade de aplicações.

Existem 3 tipos de muros de gabião: caixa, colchão e saco.

CARCERERI

Fundada em 1986, a Humberto A. Carcereri & CIA LTDA é hoje uma das principais empresas de Saneamento do país, com mais de 600 funcionários, e 27.000 m² de área de infraestrutura. 

Saiba mais aqui: https://www.carcereri.com.br/quem-somos.html

Fonte:

https://www.escolaengenharia.com.br/gabiao/


Tags: